Prefeitos debatem, em Salvador, legado do Expresso Transbaião 2013

Expresso Transbaião
Ascom

O São João já está pertinho, e para entrar no clima junino nada melhor do que começar a discutir os rumos do Expresso Transbaião 2013. Por isso, na próxima segunda-feira (22), no Hotel Matiz, em Salvador, os treze municípios que fazem parte do roteiro do Trem estarão reunidos para discutir o desenvolvimento socioeconômico, as ações sociais, culturais e de investimento que serão desenvolvidas com o Transbaião 2013. 

De acordo com o deputado federal Luiz Argôlo (PP), idealizador do projeto, o Transbaião visa incentivar a recuperação da infraestrutura ferroviária para trens de passageiros no estado, assim como fomentar o turismo, a cultura, a gastronomia, a agricultura familiar e as ações sociais nos municípios do roteiro.   

Para este ano, além de homenagear o eterno Rei do baião, Luiz Gonzaga, e ao seu sucessor,  o cantor Dominguinhos,  o Transbaião  pontuará os 150 Anos da primeira viagem de trem na Bahia, Salvador - Alagoinhas, município de grande importância econômica e cultural do roteiro do trem.

O Expresso Transbaião - Lançado em junho de 2011, o “TRANSBAIÃO - A Cultura Viaja Aqui”, é um trem em homenagem ao cantor e compositor LUIZ GONZAGA, O Rei do Baião, que atua identificando e difundindo as vocações culturais, turísticas e gastronômicas de cada uma das treze cidades no seu roteiro, fomentado o desenvolvimento local sustentado nas regiões abrangentes, incluindo cidades tombadas pelo Patrimônio Histórico da União e a UNESCO, agregando ações culturais, sociais, educativas e ambientais junto às comunidades dos municípios participantes. 

Composto por locomotivas e vagões tematizados o EXPRESSO TRANSBAIÃO circula por treze municípios da Bahia, entre o Recôncavo Baiano e Litoral Norte, num percurso total de 272km, no mês de junho, período no qual são comemorados os festejos juninos, unindo desta forma a música tradicional da época, as delícias da culinária baiana e as belezas naturais localizadas a margem da estrada de ferro. 

O EXPRESSO TRANSBAIÃO, juntamente com as prefeituras das cidades do seu roteiro, cria a infraestrutura necessária para o atendimento ao visitante, divulgando os atributos naturais, culturais, turísticos, artísticos e culinários. Além de fomentar a criação empregos locais, possibilita aos turistas e aos baianos conhecerem as riquezas de diversos municípios do estado através da via férrea.